domingo, 1 de dezembro de 2019

Dia Mundial de Luta contra a Sida



OMS sublinha que «As Comunidades fazem a Diferença!»

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida tem como objetivo sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional face à pandemia.
O lema da Organização Mundial de Saúde deste ano é: «As comunidades marcam a diferença», com o qual se procura reconhecer o papel fundamental desses grupos na resposta a esta doença em nível local, nacional e internacional.
É tempo de recordar todos aqueles que viram as suas vidas afetadas por esta doença e recordar que é preciso continuar a prevenir, a testar, para tratar mais e melhor.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Testamento Vital



O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) é um sistema de informação que possibilita a receção, registo, organização e atualização de toda a informação e documentação relativas ao documento de diretivas antecipadas de vontade e à procuração de cuidados de saúde, para todos os cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas residentes em Portugal.
O RENTEV é suportado por uma base de dados de âmbito nacional, que centraliza e mantém atualizados os Testamentos Vitais, garantindo a sua consulta aos cidadãos (e ao respetivo procurador de cuidados de saúde, caso exista), através do Portal do Utente, e aos médicos responsáveis pela prestação de cuidados de saúde através do Portal do Profissional.
Pode consultar o formulário RENTEV em https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-2013/rentev-formulario.aspx e entregar no Largo Paulo Orósio.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro



No Dia Mundial da Alimentação, o IPO-Porto partilha algumas recomendações de prevenção para uma vida saudável e equilibrada:


👉Limite o consumo de carne vermelha e processada;

👉Limite o consumo de açúcar e bebidas açucaradas (exemplo: refrigerantes);

👉Limite o consumo de álcool;

👉Mantenha um peso saudável;

👉Mantenha-se fisicamente ativo;

👉Opte por uma alimentação rica em hortícolas, fruta e leguminosas;

👉Limite o consumo de alimentos processados ricos em gorduras, amidos e açúcares;

👉Não utilize suplementos vitamínicos/minerais para a prevenção do cancro.




#ipoporto #diamundialdaalimentação

Texto adaptado de https://www.facebook.com/ipodoporto/

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

11 de Outubro - Dia Mundial do Combate à obesidade




A Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, destaca no Dia Mundial do Combate à Obesidade a problemática da obesidade infantil em Portugal, assinalando os principais erros alimentares das crianças portuguesas que continuam ainda a ser das mais obesas da Europa.
Os dados mais recentes do estudo COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) confirmam a diminuição da prevalência de excesso de peso nas crianças portuguesas entre 2008 e 2019. Dados que podem ser o resultado do conjunto de medidas que a Direção-Geral da Saúde tem vindo a implementar no contexto da promoção da alimentação saudável. 
Contudo, as prevalências de excesso de peso e obesidade infantil são ainda muito elevadas em Portugal. O excesso de peso (incluindo a obesidade) atinge 29,6% das crianças analisadas e a obesidade está presente em 12% das crianças analisadas neste estudo com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. 
E porque conhecer a realidade será determinante para um combate efetivo à obesidade, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Combate à Obesidade, a Direção-Geral da Saúde destaca os principais hábitos alimentares inadequados das crianças portuguesas:
  • Segundo dados mais recentes, cerca de 25% das crianças dos 1 aos 3 anos tem um consumo de lacticínios superior ao recomendado diariamente. 
  • No que respeita ao consumo de hortícolas 52% das crianças não consome diariamente hortícolas no prato e 55% não atinge a recomendação para a ingestão diária destes alimentos. 
  • O consumo elevado de produtos açucarados é outro comportamento que destacamos. Cerca de 17% das crianças dos 1-3 anos, e 52% das crianças em idade pré-escolar ingerem diariamente bebidas açucaradas (néctares e refrigerantes). O mesmo acontece com a categoria das sobremesas doces, no qual 10% das crianças dos 1-3 anos consome diariamente sobremesas doces. Na categoria dos snacks doces e salgados verifica-se, igualmente, um elevado consumo, no qual estes representam 5% dos alimentos ingeridos pelas crianças diariamente.
  • Por último, destacamos a elevada ingestão de sal pelas crianças, onde o consumo em crianças dos 1-3 anos é 87% acima do limite superior para a ingestão de sódio e 99% para crianças em idade pré-escolar. 

Os dados que aqui apresentamos resultam do Estudo do Padrão Alimentar e de Crescimento na Infância Portugal 2012 (EPACI Portugal 2012) (estudo representativo nacional com crianças pequenas (0-3 anos) e da coorte Geração XXI (crianças em idade pré-escolar).
Portugal tem ainda um longo caminho a fazer na obesidade infantil, no entanto todos estes dados destacam um conjunto de comportamentos que nos dão pistas sobre as principais áreas de intervenção no combate à obesidade infantil. 

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Boletim Informativo 4º trimestre/2019



Estamos a trabalhar na melhoria contínua da USF. Pedimos a sua colaboração no preenchimetno de um questionário, onde poderá dar a sua opinião/expectativa para com os serviços prestados pela nossa unidade. Contamos com a sua colaboração no seu preenchimento.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2e5B5njzajkfY5uJFqZ2rl9NlDjHJXeDIcGAbzB4NvJrKxg/viewform

sábado, 21 de setembro de 2019

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Esta doença é caracterizada por um declínio progressivo das funções cognitivas. Consequentemente leva muitas vezes a alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa.

Pensa-se que um estilo de vida saudável, e em particular um bom estado nutricional ao longo do ciclo de vida, tenham um importante papel na prevenção e progressão da doença de Alzheimer. 

Consulte o manual "Nutrição e Doença de Alzheimer", que organiza, de forma resumida, o que se sabe sobre a influência da nutrição na prevenção e progressão da doença de Alzheimer. É dada especial atenção ao papel dos cuidadores, descrevendo um conjunto de cuidados práticos a ter em conta na alimentação dos doentes de Alzheimer.


terça-feira, 17 de setembro de 2019

Dia Mundial da Segurança do Doente


Hoje assinala-se o Dia Mundial da Segurança do Doente. Este ano, a Organização Mundial da Saúde tem como ponto-chave de atuação a segurança na utilização da medicação. Consulte os 5 momentos na segurança da utilização da medicação.





https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=MWUM7LIXDeA





terça-feira, 10 de setembro de 2019

Certificação de Acreditação de Nível Bom


Com muito orgulho e alegria a equipa da USF Manuel Rocha Peixoto obteve a Certificação de Acreditação de Nível Bom pela Andalusian Agency for Healthcare Quality e pela Direção Geral de Saúde. 


Alcançou um patamar de qualidade hoje reconhecido no congresso internacional "10 anos da Qualidade na Saúde" realizado em Lisboa.



sábado, 17 de agosto de 2019

Prevenção de quedas dos idosos - guia prático


Consulte o manual com dias práticas sobre Prevenção de quedas em idosos no domicílio, elaborado pela Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados - Governo dos Açores.


sexta-feira, 14 de junho de 2019

Dia Mundial do Dador de Sangue - 14 de junho

Requisitos para ser Dador de sangue:
- Ter mais de 18 anos de idade (até aos 60 anos se for a primeira dádiva);
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Ter hábitos de vida saudáveis.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.
A doação pode ser feita a cada quatro meses pelas mulheres e a cada três meses pelos homens.
É sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica prévia, onde poderá esclarecer todas as suas dúvidas.


sexta-feira, 31 de maio de 2019

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco


Quais são as vantagens de deixar de fumar?

As vantagens são imediatas e tanto maiores quanto mais tempo estiver sem fumar.

Basta estar sem fumar:
- 1 dia para melhorar a pressão arterial;
- 1 ano para reduzir o excesso de risco de enfarte para metade;
- 5 anos para que o risco de acidente vascular cerebral seja igual ao dos não-fumadores;
- 10 anos para que o risco de cancro do pulmão se reduza para metade;
- 15 anos para que o risco de enfarte e de morte se torne idêntico ao dos não-fumadores.



Cada cigarro fumado tira 7 minutos de vida!



Alguns conselhos:

- Não fume e evite locais de fumo;
- Proteja as crianças e as grávidas do fumo do tabaco;
- Promova a criação de AMBIENTES LIVRES DE FUMO na escola ou no seu local de trabalho;
- Se está grávida, NÃO FUME, pela sua saúde e pela saúde do seu bebé;
- Se fuma, procure o seu Médico de Família: VALE A PENA DEIXAR DE FUMAR!

 Tabaco ou saúde: a escolha é sua...



Consulte mais informações em: https://www.dgs.pt/ms/14/pagina.aspx?ur=1&id=5516

terça-feira, 21 de maio de 2019

Carteira de serviços da USF Manuel Rocha Peixoto


Consulta de situações agudas
Com duração de 15 minutos, para situações com pouco tempo de evolução e que exijam resolução rápida.
Esta consulta não se destina a: mostrar exames, renovar receituário, emissão de atestados, tratar de assuntos relativos a documentação, situações não agudas


Consultas realizadas pela equipa Médico/enfermeiro
Consulta de Saúde Infantil: na 1ª semana de vida (preferencialmente no domicílio); 1º, 2º, 4º, 6º, 9º, 12º, 15 e 18º mês; 2, 3, 4, 5, 6-7, 8, 10, 12-13 e 15-18 anos.
Consulta de Planeamento Familiar: habitualmente 1 consulta por ano. São efetuadas consultas para uma sexualidade segura e com planeamento das gravidezes. Poderá ser realizada a citologia cervicovaginal. Caso deseje engravidar, é nesta consulta que se efetuam os cuidados pré-concecionais.
Consulta de Saúde Materna: acompanhamento da gravidez em colaboração com o Hospital de Braga, para realização das ecografias do 1º e 2º trimestres e para avaliação pré-parto.
Consulta de Diabetes: geralmente 2 vezes por ano. Referenciamos para o rastreio da Retinopatia Diabética.
Consulta de Hipertensão: geralmente 2 vezes por ano.
Consulta Domiciliária: vigilância de utentes dependentes, com mobilidade reduzida, doenças agudas incapacitantes e visita ao recém-nascido e puérpera.
Outros Procedimentos: rastreio de cancro da mama, colo do útero e colo-retal, tratamentos de feridas, administração de injetáveis, pensos, entre outros.
Na ausência do seu médico/ enfermeiro/ secretário clínico, há sempre um profissional em intersubstituição para: doença aguda (inclusive no domicílio), renovação de receituário crónico, primeira consulta ao recém-nascido e de saúde materna, vacinação não passível ser adiada, orientação para Interrupção voluntária da gravidez, emissão de certificados de incapacidade para o trabalho, referentes a situações agudas.


Renovação de Receituário / Análise de exames
Pode pedir renovação de medicação crónica (os medicamentos que constem da medicação prolongada).
Garantimos a renovação da medicação crónica em 3 dias.
Pode deixar exames para serem avaliados e levantar a resposta aos mesmos durante todo o horário de atendimento.

Não compete a esta USF
- Atendimento de situações de emergência. Nestes casos deverá contactar o nº de emergência 112 ou dirigir-se de imediato ao hospital da área;
- Preenchimento de formulários de instituições privadas;
- Transcrição de exames médicos de medicina do trabalho, seguradoras, consultas hospitalares ou privadas;
- Atestados para carta de caçador, carta de marear, licença de uso e porte de arma, desportos federados e clubes desportivos.

Horário de atendimento
Dias úteis: 08h00 às 20h00; Sábados: 09h00 às 13h00
Alternativas assistenciais fora do horário de atendimento da USF:
- serviço de atendimento complementar (no mesmo edifício da USF);
- serviço de urgência do Hospital de Braga.


A USF MRP obteve em janeiro de 2019 a Certificação de Acreditação de Nível Bom pela Andalusian Agency for Healthcare Quality e pela Direção Geral de Saúde.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Semana Europeia da Vacinação 2019

De 24 e 30 de abril, celebra-se a Semana Europeia da Vacinação

"O Programa Nacional de Vacinação foi criado em 1965 e desde essa data está em permanente revisão e melhoria, visando, vacinar o maior número de pessoas com as vacinas mais adequadas, o mais precocemente possível, de forma duradoura, promovendo a proteção individual e com uma mais-valia para a Saúde Pública.
As vacinas para integrar o PNV são selecionadas com base na epidemiologia das doenças, na evidência científica do seu impacte, na sua relação custo-efetividade e na sua disponibilidade no mercado.
A vacinação deve ser entendida como um direito e um dever dos cidadãos, participando ativamente na decisão de se vacinarem com a consciência que estão a defender a sua saúde, a Saúde Pública e a praticar um ato de cidadania."
Texto retirado de DGS
#vaccineswork

domingo, 7 de abril de 2019

Dia Mundial da Saúde



Cobertura Universal de Saúde, é este o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde 2019.

A OMS, fundada no princípio de que todos cidadãos têm direito a alcançar o mais elevado nível de saúde possível, tem impulsionado esta visão orientadora há mais de sete décadas, sendo também a estimuladora da estratégia  para o apoio aos países na transição para a Cobertura Universal de Saúde.



sábado, 6 de abril de 2019

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Boletim Informativo 2º trimestre/2019


Pode consultar o nosso Boletim Informativo aqui. Neste boletim, existem hiperligações para as recomendações em relação à prática de exercício físico nas diferentes faixas etárias. Seja saudável!


 

sábado, 16 de março de 2019

Sabia que a USF Manuel Rocha Peixoto trabalha por equipas de saúde?


Cada utente/família inscrito/a na USF Manuel Rocha Peixoto tem o seu Médico de Família, Enfermeiro de Família e Secretário Clínico. Estas 3 classes profissionais trabalham em equipa para prestar os melhores cuidados aos seus utentes.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Substituição na tomada de decisão pelo familiar / tutor / representante legal


INSCRIÇÃO NA USF
O tutor ou representante legal de um adulto ou de um menor que seja incapaz, intelectual, emocional ou judicialmente, de compreender a abrangência das intervenções, deve, no ato da inscrição do utente na USF, apresentar documento comprovativo da incapacidade, bem como comprovativo da tutoria ou representação legal do utente.


UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS POR ADULTO/MENOR INCAPAZ
O adulto ou menor que seja incapaz deverá ser acompanhado pelo familiar, tutor ou representante legal, que deve ser portador do documento comprovativo referido no ponto anterior.


CONSULTAS MÉDICAS/ENFERMAGEM
Nas consultas ou qualquer outro ato médico ou de enfermagem, o utente deve estar acompanhado pelo tutor ou representante legal.
O médico/enfermeiro deve informar o acompanhante, certificando-se de que toda a informação foi compreendida:
- de todos os seus atos;
- do diagnóstico clínico do paciente;
- da terapêutica (dose, efeitos secundários e reações adversas);
- da necessidade de exames auxiliares de diagnóstico;
- da necessidade de referenciação a outros serviços de saúde.

Se houver uma diretiva escrita pelo doente exprimindo a sua vontade, informe o profissional para deve tê-la em conta quando aplicável à situação em causa.
Quando o tratamento é necessário e urgente, e ninguém com autoridade legal está presente, o profissional deve realizar os tratamentos necessários para salvar a vida da pessoa ou evitar a deterioração grave da sua saúde.


UTENTES MENORES (utentes com menos de 18 anos de idade - art. 122º CC)
A responsabilidade parental (“poder paternal”) é o meio principal e normal de suprimento da incapacidade dos menores. Por essa razão, compete em regra aos pais:
- velar pela segurança dos menores;
- velar pela sua saúde;
- prover o seu sustento;
- dirigir a sua educação; 
- administrar os seus bens e representá-los.

Quando a responsabilidade parental não pode, de todo, ser exercida (por falecimento dos pais, pais incógnitos ou por estes se encontrarem impedidos de exercer o poder paternal), será nomeado um tutor para o menor.
Se estiver nesta situação informe a sua equipa de saúde (médico/enfermeiro/ secretário clínico).

... AUTONOMIA PROGRESSIVA…
Os pais de acordo com a maturidade dos filhos devem ter em conta a sua opinião e reconhecer-lhes autonomia (art. 1878º CC).
O consentimento só é eficaz se for prestado por quem tiver mais de 16 anos e possuir o discernimento necessário para avaliar o seu sentido e alcance no momento em que o presta (art. 38º CP).


PARTILHA DA DECISÃO CLÍNICA
O familiar/tutor/representante legal deve receber, previamente, a informação adequada quanto ao objetivo, natureza da intervenção, consequências, riscos e alternativas.
Qualquer intervenção médica/enfermagem deve ocorrer após a informação prestada pelo profissional para a tomada de decisão por parte do familiar/tutor/representante legal, de forma livre e esclarecida.
A decisão clínica deve ser partilhada se for prestado por quem tiver mais de 16 anos e possuir o discernimento necessário para avaliar e compreender a situação.


INCAPACIDADE JURÍDICA
Sempre que o utente se encontra em situação, temporária ou definitiva, de falta ou limitação de capacidade emocional ou intelectual, impossibilitado de tomar decisões sobre a sua pessoa, exercer pessoalmente os seus direitos e de cumprir os seus deveres, torna-se necessária a nomeação de um representante legal.


Esta informação não constitui aconselhamento jurídico e não é um substituto do aconselhamento judicial. As dúvidas poderão ser colocadas à Comissão de Ética da Saúde.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Onde pode fazer os seus exames?



O Serviço Nacional de Saúde tem acordos com várias entidades convencionadas onde os utentes podem realizar os exames médicos solicitados.


Pode consultar a lista das várias unidades convencionadas consoante o meio complementar de diagnóstico pretendido aqui.

Isenções

O Regime de Comparticipação de Medicamentos é atualizado automaticamente até ao dia 31 de março de cada ano, pelo suporte técnico das isenções do Ministério da Saúde, deste modo os utentes pensionistas que já usufruem desse benefício não necessitam fazer qualquer prova.

A partir de 1 de outubro do ano corrente até 30 de setembro do ano seguinte a Isenção das Taxas Moderadoras por insuficiência económica é atualizado pelo suporte técnico das isenções do Ministério da Saúde, não necessitando por isso os utentes que já usufruem desse benefício de fazer qualquer meio de prova.
Sempre que ocorrer uma alteração nos seus dados pessoais (morada, contacto telefónico, email) deve atualizá-los junto do secretariado clínico da USF MRP.
(Secretariado clínico)


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Utentes - direitos e deveres

Sabe quais os direitos e deveres que tem como utente do Serviço Nacional de Saúde?


Consulte o nosso panfleto (disponível em Português, Inglês, Francês, Mandarim, Ucraniano).