quinta-feira, 11 de abril de 2024

Abril - Mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância


Em 1989 nos Estados Unidos da América surgiu o “Movimento do Laço Azul”. Este movimento foi criado por uma avó, Bonnie W. Finney, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais. Esta avó atou um laço azul, à antena do seu carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos
Escolheu esta cor com a finalidade de simbolizar a cor das "nódoas negras", tornando-se ao mesmo tempo um símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. 
Assim, neste contexto, e no âmbito da campanha de abril de 2024 dos Cuidados de Saúde Primários de Braga, dinamizada pelas equipas do Núcleo Apoio às Crianças e Jovens em Risco (NACJR), da Equipa para a Prevenção de Violência em Adultos (EPVA), da Saúde Escolar, da Equipa Local de Intervenção Colina Assucena e Braga Saudável, Anos Incríveis Mais família Mais jovem, é lançado o desafio de alertar profissionais e utentes para esta problemática. 
O NACJR dos Cuidados de Saúde Primários de Braga foi constituído em 2012 e atualmente conta com uma equipa de 3 elementos: um assistente social, uma enfermeira e uma psicóloga.