terça-feira, 4 de outubro de 2022

Aleitamento materno - mitos e verdades


O leite materno em exclusividade torna a alimentação do bebé monótona.

MITO. A composição do leite materno varia ao longo do dia e à medida que o bebé vai crescendo. Além disso, varia consoante a alimentação da mãe, facilitando a introdução posterior de novos alimentos.

 

O meu leite é “fraco”.

MITO. Nenhum leite materno é “fraco”, pobre ou insuficiente. Ele constitui o alimento ideal para o bebé, uma vez que contém todos os nutrientes necessários ao organismo do bebé.

 

Posso beber bebidas com cafeína enquanto amamento?

Uma pequena parte de cafeína passa para o leite materno e consequentemente para a criança, o que poderá causar agitação e distúrbios no seu sono, uma vez que têm muita dificuldade em eliminar a cafeína do organismo.

Aconselha-se evitar o consumo de bebidas ou alimentos que contenham cafeína (ex: café, chá preto ou verde, refrigerantes de cola, bebidas energéticas, ...)

 

E beber bebidas alcoólicas?

Nestas situações verifica-se o mesmo que nas bebidas com cafeína. Além disso, o álcool pode reduzir a saída do leite da mama, limitando o consumo de leite por parte do bebé.

Deve-se evitar o seu consumo.

 

E tomar medicamentos?

Apenas deve tomar os medicamentos que sejam prescritos pelo médico. Não tome nenhum medicamento ou suplemento sem aconselhamento do médico.

 

Existem alimentos que aumentam a produção do leite?

Dependendo da cultura em que estamos inseridos, existe sempre a ideia de que determinados alimentos contribuem para o aumento da produção de leite pela mãe. Todavia, são escassos os estudos que conseguem confirmar estas situações. Em Portugal refere-se o efeito da cerveja preta e do bacalhau. Quanto à cerveja, existe o problema do álcool, que deve ser evitado. Quanto ao bacalhau não existe evidência. Cada mãe deve aprender a conhecer o seu corpo e verificar as reações que acontecem após a ingestão alimentar, percebendo o efeito de cada alimento que consome, tanto no seu corpo como nas reações do bebé.

Todavia, o que está comprovado é o aumento da produção de leite consoante o estímulo que recebe pelas mamadas ou extração do leite. Quanto mais frequentes mais leite produzirá.

 

Dar só do meu leite não sustenta o bebé. Ele chora com fome.

MITO. O bebé não chora apenas por fome. Pode estar com gases, frio ou calor, molhado, ou querer simplesmente carinhos.

O choro é a única forma que o bebé tem para comunicar, por isso, usa-o para todas as situações. O importante é que o bebé cresça com saúde, o que se avalia nas consultas com profissionais de saúde.

 

Tenho que fazer grandes restrições alimentares para retomar o meu corpo antes de engravidar.

Durante a gravidez e após o nascimento da criança a alimentação da mãe deve ser cuidada, uma vez que influencia não só a sua saúde como também a do bebé. Após o nascimento, as mães sentem muita pressão para voltar a ter o corpo que tinham antes da gravidez. No entanto, não devem fazer restrições alimentares severas. Uma alimentação saudável e prática de atividade física, aliada à amamentação são suficientes para a retoma do peso habitual.

 

Que alimentos devo evitar durante o período de amamentação?

- Alimentos açucarados, salgados ou com muita gordura, bebidas alcoólicas, bebidas e alimentos com cafeína;

- Alimentos que as mães percebam que causam transtornos no bebé (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir, recusa ao leite), após a ingestão por parte da mãe;

É assim importante alertar para que as mães estejam atentas, pois não é necessário fazer restrições alimentares sem certezas garantidas.

Deixamos algumas anotações no esquema seguinte sobre alimentos que podem causar algumas reações nos bebés. Se estas situações se verificarem deve moderar o consumo desses alimentos e procurar a ajuda de um profissional de saúde.



Adaptado de E-book Aleitamento Materno: Promover Saúde! (https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Aleitamento.pdf)