segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Informação para os nossos utentes

Caros utentes,

A equipa da USF Manuel Rocha Peixoto vem por este meio divulgar a ausência prolongada de dois profissionais médicos, desde Setembro 2022.

Esta ausência é do conhecimento do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Braga e restante estrutura hierárquica.

Apesar dos esforços da equipa da USF Manuel Rocha Peixoto, para responder atempadamente a todas as solicitações neste período e do próprio ACeS, na tentativa de encontrar soluções que garantam o nº de profissionais adequado para a resposta assistencial, tendo por base o acordado em sede de contratualização e os nossos padrões habituais de resposta, tal não tem sido possível de garantir. Esta situação gera sobrecarga a todos os profissionais e pode comprometer a resposta assistencial global desta USF.

Neste sentido pedimos a vossa colaboração e compreensão por qualquer atraso ou constrangimento de resposta por parte da nossa equipa.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Aleitamento materno - mitos e verdades


O leite materno em exclusividade torna a alimentação do bebé monótona.

MITO. A composição do leite materno varia ao longo do dia e à medida que o bebé vai crescendo. Além disso, varia consoante a alimentação da mãe, facilitando a introdução posterior de novos alimentos.

 

O meu leite é “fraco”.

MITO. Nenhum leite materno é “fraco”, pobre ou insuficiente. Ele constitui o alimento ideal para o bebé, uma vez que contém todos os nutrientes necessários ao organismo do bebé.

 

Posso beber bebidas com cafeína enquanto amamento?

Uma pequena parte de cafeína passa para o leite materno e consequentemente para a criança, o que poderá causar agitação e distúrbios no seu sono, uma vez que têm muita dificuldade em eliminar a cafeína do organismo.

Aconselha-se evitar o consumo de bebidas ou alimentos que contenham cafeína (ex: café, chá preto ou verde, refrigerantes de cola, bebidas energéticas, ...)

 

E beber bebidas alcoólicas?

Nestas situações verifica-se o mesmo que nas bebidas com cafeína. Além disso, o álcool pode reduzir a saída do leite da mama, limitando o consumo de leite por parte do bebé.

Deve-se evitar o seu consumo.

 

E tomar medicamentos?

Apenas deve tomar os medicamentos que sejam prescritos pelo médico. Não tome nenhum medicamento ou suplemento sem aconselhamento do médico.

 

Existem alimentos que aumentam a produção do leite?

Dependendo da cultura em que estamos inseridos, existe sempre a ideia de que determinados alimentos contribuem para o aumento da produção de leite pela mãe. Todavia, são escassos os estudos que conseguem confirmar estas situações. Em Portugal refere-se o efeito da cerveja preta e do bacalhau. Quanto à cerveja, existe o problema do álcool, que deve ser evitado. Quanto ao bacalhau não existe evidência. Cada mãe deve aprender a conhecer o seu corpo e verificar as reações que acontecem após a ingestão alimentar, percebendo o efeito de cada alimento que consome, tanto no seu corpo como nas reações do bebé.

Todavia, o que está comprovado é o aumento da produção de leite consoante o estímulo que recebe pelas mamadas ou extração do leite. Quanto mais frequentes mais leite produzirá.

 

Dar só do meu leite não sustenta o bebé. Ele chora com fome.

MITO. O bebé não chora apenas por fome. Pode estar com gases, frio ou calor, molhado, ou querer simplesmente carinhos.

O choro é a única forma que o bebé tem para comunicar, por isso, usa-o para todas as situações. O importante é que o bebé cresça com saúde, o que se avalia nas consultas com profissionais de saúde.

 

Tenho que fazer grandes restrições alimentares para retomar o meu corpo antes de engravidar.

Durante a gravidez e após o nascimento da criança a alimentação da mãe deve ser cuidada, uma vez que influencia não só a sua saúde como também a do bebé. Após o nascimento, as mães sentem muita pressão para voltar a ter o corpo que tinham antes da gravidez. No entanto, não devem fazer restrições alimentares severas. Uma alimentação saudável e prática de atividade física, aliada à amamentação são suficientes para a retoma do peso habitual.

 

Que alimentos devo evitar durante o período de amamentação?

- Alimentos açucarados, salgados ou com muita gordura, bebidas alcoólicas, bebidas e alimentos com cafeína;

- Alimentos que as mães percebam que causam transtornos no bebé (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir, recusa ao leite), após a ingestão por parte da mãe;

É assim importante alertar para que as mães estejam atentas, pois não é necessário fazer restrições alimentares sem certezas garantidas.

Deixamos algumas anotações no esquema seguinte sobre alimentos que podem causar algumas reações nos bebés. Se estas situações se verificarem deve moderar o consumo desses alimentos e procurar a ajuda de um profissional de saúde.



Adaptado de E-book Aleitamento Materno: Promover Saúde! (https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Aleitamento.pdf)

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

10.000 passos diários melhoram a sua saúde!

“O exercício físico faz bem à saúde”: esta máxima é amplamente disseminada e facilmente aceite por todos. No entanto, esta nem sempre é fácil de colocar em prática, pelo que as recomendações atuais para melhoria da saúde baseadas no tempo e na intensidade da atividade física podem vir a ser substituídas por indicações mais simples, como o número diário de passos.

Quer a mortalidade por qualquer causa, como a associada a doença neoplásica ou cardiovascular, é progressivamente menor quantos mais passos são realizados, até ao limite de 10 000 passos por dia, a partir do qual não se detetou redução de risco adicional. Em relação à prevenção de doença cardiovascular, e apesar de já se saber que caminhar é um fator protetor, os dados deste estudo sugerem que mesmo os passos incidentais são importantes para a manutenção da saúde, contribuindo igualmente para a prevenção de doenças oncológicas.

Estudo de coorte prospetivo, publicado na JAMA Internal Medicine que incluiu mais de 200 mil adultos entre os 40 e os 79 anos.

Adaptado de Tonic App, Evidência em destaque

sábado, 1 de outubro de 2022

Dia Internacional do Idoso 2022


O Dia Internacional do Idoso, criado pela ONU em 1991, é comemorado anualmente a 1 de outubro. Com este dia pretende-se sensibilizar para o envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados aos idosos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca os desafios dos últimos anos para a população idosa (pandemia de Covid-19, agravamento da crise climática, aumento de conflitos e pobreza) que têm exigido dos idosos mais resiliência. Por isso, o tema deste ano é “resiliência de pessoas idosas num mundo em mudança”.


Esta celebração é uma oportunidade para:

- realçar e recordar o importante papel que os idosos desempenham na resposta aos desafios globais e contribuir para soluções com resiliência e coragem;

- chamar a atenção sobre a importância de não deixar ninguém para trás, no contexto da declaração de 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para um Envelhecimento Saudável;

- apelar à ação e realçar as vozes das pessoas idosas e destacar a sua resiliência e contribuições para a sociedade, promovendo diálogos políticos para melhorar a proteção dos direitos humanos dos idosos e reconhecer as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável.

Cuidar de uma população idosa traz desafios para os sistemas de saúde. O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que a tarefa da sociedade é enfrentar os desafios da longevidade e promover o seu potencial. Ao afirmar que os idosos são uma fonte de conhecimento e de experiência, Guterres defende “aprendizagem ao longo da vida, proteção social forte, cuidados de saúde a longo prazo acessíveis e de qualidade, redução da lacuna digital, apoio intergeracional, dignidade e respeito”.

 

Cuidemos dos nossos idosos.