A satisfação dos
utentes é um dos objetivos principais da USF Manuel Rocha Peixoto (MRP). Realizam-se
questionários anualmente de forma a perceber a satisfação dos utentes e áreas
de melhoria contínua.
De 25 de Setembro
a 6 de Outubro de 2017 foi efetuado o questionário de auto-preenchimento de
satisfação dos utentes na nossa Unidade de Saúde.
A USF MRP pretende
analisar e utilizar a informação obtida do questionário para melhoria do
serviço que disponibiliza. Os resultados demonstraram uma apreciação positiva
(entre bastante e muito satisfeito) em todas as dimensões analisadas
(organização geral, qualidade das instalações, espaços de atendimento/espera e
limpeza/higiene).
Em algumas
questões os utentes expressam alguma insatisfação quanto à “facilidade em
falar pelo telefone para esta USF” com 28,7% pouco satisfeitos e 6,6% nada
satisfeitos; “a possibilidade de falar pelo telefone com o médico de
família” com 15,7% pouco satisfeitos e 7,4% nada satisfeitos ou “o
tempo que esperou na sala de espera” com 31,1% pouco satisfeitos.
Nas áreas
identificadas anteriormente a USF MRP propõe algumas estratégias de melhoria.
No contacto via telefone foi criada uma escala entre as Secretárias Clínicas
para atendimento telefónico exclusivo. A USF MRP pondera criar e divulgar
outras formas de contacto específico com a USF (por exemplo email) de forma a
diminuir os contactos telefónicos. Quanto ao tempo despendido na sala aguardando
pela consulta, a equipa vai adotar medidas que vão minorar este aspeto
(cumprimento rigoroso dos tempos atribuídos a cada consulta, a não permissão de
interrupção inesperada e que perturba o normal desenrolar da mesma, etc).
Em duas outras
questões os utentes demonstram desconhecimento, respondendo “não sei” ou “não
respondo” quando questionados pelos serviços ao domicílio fornecidos pela
USF (57,8%) e quanto à possibilidade de marcação de consulta via
internet (54,9%). Nestas questões a USF MRP propõe-se efetuar a divulgação
destes serviços na sala de espera, no blog e Facebook da unidade.
Os resultados do inquérito realizado em 2017 podem ser consultados na integral em: