terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Satisfação dos utentes 2017

A satisfação dos utentes é um dos objetivos principais da USF Manuel Rocha Peixoto (MRP). Realizam-se questionários anualmente de forma a perceber a satisfação dos utentes e áreas de melhoria contínua.
De 25 de Setembro a 6 de Outubro de 2017 foi efetuado o questionário de auto-preenchimento de satisfação dos utentes na nossa Unidade de Saúde.
A USF MRP pretende analisar e utilizar a informação obtida do questionário para melhoria do serviço que disponibiliza. Os resultados demonstraram uma apreciação positiva (entre bastante e muito satisfeito) em todas as dimensões analisadas (organização geral, qualidade das instalações, espaços de atendimento/espera e limpeza/higiene).
Em algumas questões os utentes expressam alguma insatisfação quanto à “facilidade em falar pelo telefone para esta USF” com 28,7% pouco satisfeitos e 6,6% nada satisfeitos; “a possibilidade de falar pelo telefone com o médico de família” com 15,7% pouco satisfeitos e 7,4% nada satisfeitos ou “o tempo que esperou na sala de espera” com 31,1% pouco satisfeitos.
Nas áreas identificadas anteriormente a USF MRP propõe algumas estratégias de melhoria. No contacto via telefone foi criada uma escala entre as Secretárias Clínicas para atendimento telefónico exclusivo. A USF MRP pondera criar e divulgar outras formas de contacto específico com a USF (por exemplo email) de forma a diminuir os contactos telefónicos. Quanto ao tempo despendido na sala  aguardando pela consulta, a equipa vai adotar medidas que vão minorar este aspeto (cumprimento rigoroso dos tempos atribuídos a cada consulta, a não permissão de interrupção inesperada e que perturba o normal desenrolar da mesma, etc).
Em duas outras questões os utentes demonstram desconhecimento, respondendo “não sei” ou “não respondo” quando questionados pelos serviços ao domicílio fornecidos pela USF (57,8%) e quanto à possibilidade de marcação de consulta via internet (54,9%). Nestas questões a USF MRP propõe-se efetuar a divulgação destes serviços na sala de espera, no blog e Facebook da unidade.
Os resultados do inquérito realizado em 2017 podem ser consultados na integral em:

Resultado de imagem para questionarios de satisfação